Quando
eu estava no 2° semestre fui monitora de Introdução a Antropologia
(IA),
da doutoranda,
na época,
Simone Soares, experiência
que me foi muito rica em
diversos sentidos. O
primeiro e o mais claro foi a aproximação com a docência, aspecto
que vou abordar mais a frente. Mas outros sentidos, que eu não
esperava e que foram muito importantes, se revelaram como:
aproximação com a pós-graduação e
também de
aproximação com
realidades pesquisa.
Pois
quando eu entrei no curso eu não sabia direito o que era mestrado ou
doutorado e ao conviver
com uma doutoranda fui
entendendo um pouco deste
mundo. Durante as aulas e fora delas a Simone falava sobre suas
rotinas de aula, seus planos para a pesquisa. A
Simone também contava como foi o mestrado, como foi o campo e também
me apresentava questões até então desconhecidas por mim, como
“você tem vontade de fazer mestrado?”.
No
4º semestre fui monitora de Teoria Antropológica 1 (TA1)
com a professora Andréa
Lobo. Nunca
vou esquecer que na primeira aula a Andréa
se apresentou falando
sobre sua
trajetória acadêmica, sobre sua graduação, seus trabalhos dentro
e fora da acadêmia, sua
relação com a Universidade de Brasília.
Ao
ser monitora de TA1,
eu me vi com muito mais
dúvidas sobre o conteúdo e aproveitando muito mais as aulas do que
quando eu fiz TA1. Acho que uma GRANDE vantagem de monitorar uma aula
é que você tem uma relação diferente com os textos. Você tenta
entender a matéria e antecipar as dúvidas que as alunas podem ter e
te perguntar (pelo menos foi isto que aconteceu comigo). Você começa a pensar na docência.
Acompanhar
as aulas da Andréa foi riquíssimo, ela dava aula de uma forma
inédita para mim, até aquele período do curso. Sempre aproximando
o conteúdo do cotidiano, dando exemplos com as alunas. Além de
passar um trecho do “Por que ler os clássicos?” do Ítalo
Calvino no começo do curso para instigar as alunas sobre o motivo de
fazer estas matérias mais consolidadas.
No
6° semestre fui monitora de Métodos
e Técnicas
em Antropologia Social (MTAS)
com a Kelly Silva, minha
primeira monitoria que eu já conhecia o estilo de aula da
professora. O que foi muito interessante para eu perceber que
dependendo do estilo da disciplina algumas dinâmicas de aula mudam.
Então foi uma chance de ver as alterações que a Kelly fazia de uma
disciplina mais teórica que
foi Antropologia
Econômica,
para uma disciplina mais prática como MTAS.
Em
MTAS a Kelly falava bastante de suas trajetórias de pesquisa, dos
campos que tinha feito. Era muito interessante perceber alguns
problemas e também algumas soluções da pesquisa, principalmente de
uma perspectiva didática. A
Kelly também procurava incorporar as alunas nas dinâmicas, perguntando coisas como “Alguém já leu o livro Carta de uma
orientadora da Débora Diniz? E o que você achou? Pode falar para
turma a respeito?”
Também
fui monitora duas vezes de Antropologia Econômica (Antreco), no 8º
e no 10º semestre. Ambas com a Kelly, o que também foi muito rico
para eu perceber como a ementa da matéria mudava de acordo com as
leituras e interesses das alunas e também com as próprias leituras
da Kelly, como eram preparadas as aulas, entre outras coisas. Ser
monitora da Kelly em três matérias diferentes foi incrível!
Bom,
fazer todas as monitorias também em momentos distintos da graduação
foi muito bacana, pois quando fui monitora de IA eu tinha acabado de
entrar na universidade, quando fui monitora de TA1 eu estava
começando a me aprofundar nas parte teórica do curso, quando fui
monitora de MTAS eu estava fazendo seminário e me preparando para
fazer campo, quando fui monitora de Antreco pela primeira vez eu
estava escrevendo a monografia e quando fui monitora de Antreco pela
segunda vez eu já tinha acabado todas as matérias obrigatórias do curso de antropologia.
Todas
estas monitorias foram espaços de rever o conteúdo, ler textos
novos e aprender muito com as dinâmicas das professoras e também
com a colaboração das alunas. Fazer
monitorias é abrir a atenção para docência, você passa a
perceber mais os recursos e técnicas utilizadas pelas professoras.
Você começa a se perguntar "como eu faria?" para apresentar tal texto ou tal autora...
Creio
que a monitoria é um espaço de muito aprendizado! Assistir
as aulas de novo, porém com mais maturidade sobre
o assunto apresentado é muito enriquecedor. As monitorias dentro da
minha formação ocuparam um espaço de encantamento com a docência,
além das experiências de
monitoria terem sido muito
importantes para que eu tivesse uma noção real do que esperar
da vida acadêmica.
Agradeço imensamente aos aprendizados de conteúdo e docência nas monitorias das aulas da Simone Soares, da Andréa Lobo e da Kelly Silva! E também as colegas que formaram as turmas quais fui monitora! As alunas/colegas são parte fundamental da monitoria com questões, impressões, percepções e etc.. ! Agradeço também as monitoras das aulas que acompanhei!
Agradeço imensamente aos aprendizados de conteúdo e docência nas monitorias das aulas da Simone Soares, da Andréa Lobo e da Kelly Silva! E também as colegas que formaram as turmas quais fui monitora! As alunas/colegas são parte fundamental da monitoria com questões, impressões, percepções e etc.. ! Agradeço também as monitoras das aulas que acompanhei!
obs: Claro que a monitoria não é só alegria. Então adianto que tive algumas chateações enquanto monitora e acho que todas estiveram relacionadas com colegas (o plural masculino é proposital) folgados. Que enviaram
e-mails desaforados ou coisas do tipo. Contudo foi 0,1% da turma. Então na balança
de prós e contras, os prós estão disparados na frente.
Os pré-requisitos para ser monitora são: ter sido aprovada na disciplina qual está se candidatando ou equivalente (com qualquer menção); cursar 12 créditos no semestre que irá monitorar; e poder acompanhar as aulas que irá monitorar.
Quantos créditos a monitoria integraliza: 2 créditos de módulo livre .
Como ser monitora? Normalmente antes de começar o semestre é aberto o período de inscrição para a monitoria. Depois acontecem entrevistas com as candidatas e depois sai o resultado.
Ps: Estas informações estão relacionadas com a monitoria no DAN-UNB
2 Ps : Bom este foi um breve relato das minhas vivências na monitoria, creio que outras pessoas devem aproveitar este momento peculiar da graduação de outras formas e terem outras narrativas.
3 Ps: Foto: modelagem (massinha de modelar "Soft" da acrilex) e canetinha (compactor).
4 Ps: Sugestões, críticas, comentários e/ou respostas, histórias sobre monitoria podem ser enviadas para o e-mail: artesanatointelectual@gmail.com
5 Ps: Vou tentar postar todas sextas (ou sábado).